qua, 21 de maio de 2025

Variedades Digital | 17 e 18.05.25

ExpoBrangus conhece os vencedores TopTerneiros em Uruguaiana

Comemorando a vitória nas arquibancadas do Parque do Sindicato Rural de Uruguaiana (RS) com a família na manhã desta terça-feira (20/5), o criador destacou que a conquista sinaliza que a cabanha está no caminho certo. “O trio e a terneira que ganharam são da primeira geração de uma nova leva de doadoras. Para nós é uma honra competir em uma pista tão pesada e chegar aqui com qualidade para disputar entre os melhores”, apontou. Encantado com as fêmeas em pista, o jurado argentino Maximiliano Freschi salientou que a qualidade das terneiras reforça o crescimento do Brangus brasileiro. “O Brangus está no caminho correto. Estou muito contente com o que vi. Terneiras femininas, de muita aptidão carniceira e qualidade racial”, acrescentou.

O título de trio reservado de grande campeão terneira ficou com a Cabanha São Bibiano, de Uruguaiana (RS). A propriedade, de Antônio Martins Bastos Filhos, venceu com o box 59 (tatuagens 6040, 6024 e 5980), após uma disputa acirrada. O terceiro melhor trio de terneiras foi o box 68 (tatuagens 4007, 4013 e 4011), da Cabanha Renascer e Santa Lúcia, de Uruguaiana (RS), do expositor Paulo Roberto Pavin.

Na disputa de terneiras rústicas individuais quem levou o prêmio de grande campeão para casa foi a Estância Guarita, de Alegrete (RS). Comandada por Alex e Viviane Fonseca, a propriedade sagrou-se com a terneira menor do box 7 (tatuagem 2303FIV). “É um indivíduo novo, jovem, e filha da principal doadora da Guarita. Estamos muito felizes”, afirmou Alex Fonseca, reforçando que a cabanha busca animais exatamente como esta terneira: funcionais, com grau importante de zebu, pelechados e produtivos. O mérito de reservada terneira individual ficou com a fêmea do box 19 (tatuagem FIVA6), da Estância do Sossego, de Ana Maria Ormazabal Moura, de Uruguaiana (RS). O box 21 (tatuagem C608/24), da GAP Genética, de Eduardo Macedo Linhares e família, também de Uruguaiana (RS), levou o título de terceira melhor terneira individual.

A Estância São Rafael, de São Borja (RS), foi quem arrematou o título de trio grande campeão de terneiros rústicos. A propriedade, de Nelson e Beatriz Mariano da Rocha, conquistou o prêmio com o box 116 (tatuagens 4647, 4621 e 4605). O reconhecimento em Uruguaiana é sempre muito importante, segundo Fernanda Mariano da Rocha, uma das proprietárias da cabanha, ainda mais em um ano de grande volume de animais e de pista muito pesada. “Como o jurado comentou, é um trio muito homogêneo e carniceiro. Por serem terneiros, eles são o futuro, é o que vamos ter para oferecer para as próximas gerações na cria”, apontou. O trio reservado de grande campeão de terneiros foi o box 110 (tatuagens B317, B298 e B395), do criador Luiz Antônio Venker Menezes, da Cabanha 4 Linhas, de Guaíba (RS). A propriedade também levou o melhor terneiro da mostra, o animal de tatuagem B317 (box 110). O terceiro melhor trio de terneiros foi o box 118 (tatuagens 4050, 4015 e 4004), das Cabanha Renascer e Santa Lúcia.

Entre os terneiros individuais, a GAP Genética venceu com o box 88 (tatuagem C629/24). Apesar de colecionar inúmeras conquistas nas pistas de Uruguaiana, Ângela Linhares da Silva, uma das proprietárias da GAP, comemorou com entusiasmo a vitória ao lado da família e garantiu que o ‘frio na barriga’ é sempre maior quando há animais tão bons quanto nesta edição da feira. “Esse ano, a pista está pesadíssima, com animais muito bons. Esse exemplar é filho de Sorpresa, se destaca por seu arqueamento de costela, precocidade e volume de posterior”, acrescentou. O reservado terneiro individual foi o box 81 (tatuagem 314), de Sérgio Batos Tellechea, da Cabanha Tellechea, de Uruguaiana (RS). A Cabanha Juquiry, de Ricardo Bastos Tellechea, também de Uruguaiana, levou o reconhecimento de terceiro melhor terneiro individual com o box 97 (tatuagem TE8322).

A ExpoBrangus 2025 segue nesta quarta-feira (21/5) com o julgamento de animais rústicos. A mostra conta com o patrocínio de Estância São Rafael, Paipasso Brangus, La Coxilha & Sossego, Sigma Brangus, La Estancia Brangus, Cabanha Soldera, GR Brangus, La Reina, ⁠Tellechea Associados, Estância Guarita, São Bibiano, Brangus Piratini, GAP Genética, Brangus da Rocha, ⁠Brangus HP, ⁠4 Linhas, ⁠Rincon del Sarandy, Cabanha 4 Irmãos, ⁠In Vitro RS, Estância Itamainó, Cabanha dos Tapes e Camera Nutrição Animal.

Programação

21/05 – Quarta-feira

8h – ExpoBrangus Rústicos Fêmeas

14h – ExpoBrangus Rústicos Machos

22/05 – Quinta-feira

8h – ExpoBrangus Argola Fêmeas

14h – ExpoBrangus Argola Machos

18h – ‘Asadito’ Brangus

19h30min – Leilão Brangus Coleção 2025 – Rumo ao Mundial

Foto: Douglas Salgueiro

Continua la “ola” de homicidios en Rivera

En horas de la noche de este pasado martes 20 de mayo se registró un nuevo homicidio en la ciudad de Rivera. En esta oportunidad el mismo ocurrió en el interior de una finca ubicada en calle Máximo Lalus en la zona de Picada de Mora. Según información periodística recabada en el lugar por parte de A Plateia en español

Comissão de Agricultura do Senado Federal aprova PL da Securitização

Em uma importante vitória para o setor agropecuário, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária – CRA – do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira, 20, o Projeto de Lei nº 320/2025, que propõe uma nova securitização das dívidas acumuladas dos produtores rurais. A proposta, de autoria do senador Luis Carlos Heinze – PP-RS -, segue agora para análise da Comissão